Lula defende reformas e reclama de dificuldade em aprová-las no Congresso

04/10/2007 - 6h12

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (3) à noite em Brasília, na abertura do 79º Encontro Nacional da Indústria da Construção, queo Brasil está preparado para entrar em um “círculo virtuoso” dedesenvolvimento e que essa transformação precisa ser acompanhada de mudançasna legislação.

Ele reclamou das dificuldades emaprovar as reformas no país e lembrou que, desde 2003, o governo enviou aoCongresso Nacional uma proposta de mudanças na política tributária, que ainda nãofoi votada.

“A reforma tributária não saiu não por falta deproposta, mas porque cada governador, cada deputado, cada prefeito pensa na suaregião: ninguém quer perder nada, ninguém quer abrir mão de 50 centavos",afirmou.

Sobre mudanças na legislação trabalhista do país,o presidente citou a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa como umexemplo de novas possibilidades “tanto nas contribuições quanto na relação como trabalhador”. Lula afirmou, no entanto, que há resistências que dificultam a discussãode uma reforma trabalhista, principalmente no Congresso, onde, segundo ele, “nada é aprovado na marra”.

“Não é possível que uma lei feita em 1.943 sejatão perfeita que não possa mudar nada. Não é tirar direito ninguém, é apenasadequá-la ao século XXI”, avaliou.

Em relação à Previdência, o presidente reconheceua necessidade de mudanças, mas disse que não se pode culpar os trabalhadoresaposentados pelo déficit do setor, que seria resultado de anos de crescimento econômicoaquém do avanço da população.

“Um país que passou 20 anos sem gerar aquantidade de emprego que acompanhasse o crescimento demográfico e aumentandocada vez mais o número de aposentados, só poderia ter um déficit do jeito quetem. Cresça a economia brasileira quatro ou cinco anos seguidos a 5% para ver comodiminuiremos esse déficit”, acrescentou.