Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Fiscalizar e acompanhar as concessões públicas de emissoras.Isso é o que pede a Campanha “Concessões de Rádio e TV: quem manda é você”,lançada hoje (4) por nove movimentos sociais que realizaram atos públicos emBrasília e em outras 13 capitais brasileiras.A campanha quer chamar a atenção para três principaisreivindicações: “Uma conferência nacional para a construção de um novo marcoregulatório, que (o governo) acabem com a forma automática de renovação derádio e TV e o acompanhamento da sociedade civil por meio da criação de umacomissão de participação social no processo de concessão e, posteriormente, deavaliação”, explica a secretária de comunicação da Central Única dosTrabalhadores (CUT), Rosane Bertotti.Os movimentos defendem ainda a criação de conselhos municipaisde comunicação. O Ministério das Comunicações recebe denúncias, “mas estádistante da população brasileira. Imagina uma pessoa que mora no interior dopaís. Por isso, defendemos a criação de conselhos para receber críticas,opiniões e sugestões”, diz o representante da Rede pela Democratização daComunicação no Distrito Federal, Bráulio Ribeiro.A pauta de reivindicações foi entregue hoje ao assessorespecial do Ministério das Comunicações, José Vicente, e ao secretário-geral daPresidência da República, Luiz Dulci. O presidente da Câmara dos Deputados,Arlindo Chinaglia (PT-SP), recebeu ontem os pedidos dos movimentos sociais.Amanhã (5) vencem as concessões de uma série de TVs erádios. Entre elas, emissoras próprias e afiliadas da Rede Globo, Bandeirantes,Record e CNT/Gazeta.