Juliana Andrade e Marcela Rebelo
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A primeira das cincopartes do relatório final da Comissão Parlamentar deInquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmarados Deputados, apresentada hoje (18), aponta a necessidade deconstruir um novo aeroporto em São Paulo para atender ademanda de passageiros. A proposta já foi levantada porintegrantes do governo federal, inclusive pelo Conselho de AviaçãoCivil (Conac) no dia 20 de julho. Agora, o relator Marco Maia (PT-RS)inclui a proposta na primeira parte do documento final que tratasobre a infra-estrutura.“Caso contrário,estaremos sujeitos a mais uma vez a saturação dacapacidade aeroportuária na região mais densamentepovoada e economicamente mais importante do Brasil”, disse orelator. Um resumo do relatório distribuído pelaassessoria do deputado aponta que, apesar da recomendação,nenhum estudo detalhado chegou à CPI como forma de avaliar aopção mais adequada na ampliação daoferta da capacidade de infra-estrutura no terminal SãoPaulo.O custo estimado do novo aeroporto em São Pauloseria de R$ 500 milhões, segundo dados da Empresa Brasileirade Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e da AgênciaNacional de Aviação Civil (Anac). Esse valor incluiriainvestimentos em um novo conjunto de pistas de decolagem, pistas detáxi e terminal de passageiros, mas não leva em conta ovalor da desapropriação para a construçãona área destinada.O relatórioaponta também que, considerando oreordenamento da malha aérea determinado por resoluçõesdo Conselho de Aviação Civil, há necessidade dedar prioridade a investimentos para adequá-los às novasdemandas, sobretudo segurança aeroviária e conforto dospassageiros. Segundo Marco Maia, esse reordenamento demanda uminvestimento de curto prazo de R$ 1,3 bilhão nos aeroportos deSão Paulo.Outra alternativaapontada no relatório final da CPI do Apagão Aéreopara melhorar a estrutura da aviação no país éa possibilidade de se abrir o capital da Infraero, estatal decontrola aeroportos em todo o país. Com isso, haveria maiorcapacidade de investimento. A proposta apresentada pelo deputadopetista prevê a manutenção do controle acionárioda União, mas a possibilidade de abrir para a iniciativaprivada alguns aeroportos brasileiros.O relatóriofinal da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, quetotaliza cerca de 700 páginas, foi divido em cinco partes:infra-estrutura, controle do espaço aéreo, acidentes daGol e TAM, marco regulário e conclusões finais. Aapresentação do relatório será feita dehoje (18) até quinta-feira.