Procon-SP defende mais avanços na regulação dos serviços bancários

18/09/2007 - 15h45

Renato Brandão
Da Agência Brasil
São Paulo - O diretor-executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), Roberto Pfeiffer, disse hoje (18) que o novo serviço informativo de tarifas, a ser lançado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), é bem-vindo, mas é preciso avançar mais que isso.Segundo ele, a página na internet que conterá preços de 46 produtos e serviços dos dez maiores bancos do país é um avanço, pois permitirá a uniformização da nomenclatura das tarifas.“O consumidor poderá comparar o que está sendo cobrado entre as diversas instituições bancárias. Obviamente, não serão resolvidos todos os problemas relacionados a tarifas", avaliou. "Ainda há muita falha na comunicação com o consumidor, que muitas vezes não sabe que determinado serviço será tarifado e, quando recebe seu extrato bancário, entende muito pouco sobre qual é a tarifa [paga], pois ela vem abreviada”.Pfeiffer disse que em outubro deve ser anunciado o acordo entre o Procon e Febraban sobre as normas para encerramento de contas bancárias por parte das instituições. Segundo o Procon, um dos principais problemas é que os consumidores param de movimentar as contas, mas os bancos continuam a cobrar pela manutenção da conta, gerando dívidas para o correntista.Pfeiffer disse que o Procon-SP quer mais avanços na questão tarifária, como a discussão sobre a tarifa de antecipação de débitos - na opinião dele, não deveria ser cobrada -, além do conhecimento prévio dos contratos bancários por parte do consumidor.