Juliana Andrade e Marcela Rebelo
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O relatóriofinal da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) doApagão Aéreo da Câmara dos Deputados aponta que agestão do sistema de tráfego aéreo é aprincipal causa dos problemas nos aeroportos brasileiros. O relatorda CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), apresenta hoje (18) a primeiraparte do documento final da comissão. Segundo ele, foramcriados vários órgãos para gerir a aviaçãocivil sem dar uma “estrutura” de gerenciamento do sistema.Esse problema causava asobreposição de ações de instituiçõescomo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac),a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária(Infraero), o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica.Mas o petista Marco Maia não atribui à falta de comandoexclusivamente ao governo Lula. “A responsabilidade não secoloca apenas em um governo, porque essa crise sem aspectos aparentesagora, mas ela tem relações com fatos que acontecerálá atrás”, disse. “Então, vamos apontarinclusive essas relações que houve com governosanteriores.”Como exemplos de açõesde governos anteriores, o relator cita a criação doMinistério da Defesa, em 1999, como forma de extinguir osministros militares e unificar o comando civil sobre as ForçasArmadas; além da criação do Conselho Nacional deAviação Civil (Conac), em 2000, que segundo ele, nosseus primeiros três anos não produziu nenhuma resoluçãosobre os temas relacionados a planejar o futuro da aviaçãocivil no Brasil.O relatóriofinal da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, quetotaliza cerca de 700 páginas, foi divido em cinco partes:infra-estrutura, controle do espaço aéreo, acidentes daGol e TAM, marco regulário e conclusões finais. Aapresentação do relatório será feita dehoje (18) até quinta-feira.