Agência Brasil fica em segundo lugar na eleição dos melhores de 2006 da Revista Imprensa

19/07/2006 - 15h24

Agência Brasil

Brasília - A Agência Brasil é a segunda melhor agência de notícias do Brasil, de acordo com uma enquete realizada pela Revista Imprensa. O levantamento, divulgado esta semana, foi feito via internet com jornalistas de todo o país. Os vencedores vão figurar em uma edição especial do caderno Mapa da Mídia, que será encartado na próxima edição da revista.De acordo com o Portal Imprensa, “na primeira etapa da votação, os internautas selecionaram de forma espontânea seus veículos e programas prediletos em 15 categorias. Os nomes mais citados passaram para a segunda fase e foram distribuídos em cédulas eletrônicas. Cada computador pôde votar apenas uma vez por dia, conforme o sistema tradicional de votações pela internet”. A Agência Brasil ficou atrás apenas da tradicional agência inglesa Reuters, em funcionamento há mais de um século. Em terceiro lugar, ficou a Agência Estado, que recentemente passou a distribuir a seus assintantes os conteúdos produzidos pela Agência Brasil, em quarto, a BBC Brasil e, em quinto, a Folha Press, do grupo Folha. “O resultado dessa enquente representa a afirmação da Agência Brasil como um veículo de informação com credibilidade. Só se conquista esse reconhecimento junto a profissionais do jornalismo, que são extremamente críticos, se eles acreditam no que a agência está veiculando”, avalia José Roberto Garcez, diretor de jornalismo da Radiobrás. A Agência Brasil é uma agência pública de notícias que está na internet desde 1996. Nos últimos anos, passou por reorientações editoriais que aproximaram o seu conteúdo dos interesses do cidadão brasileiro. Atualmente, a agência, que é administrada pela Radiobrás - uma empresa pública com 30 anos de tradição - distribui gratuitamente aos veículos de comunicação brasileiros e ao público com acesso à internet notícias em texto, foto, áudio, vídeo e infografia.Para ver a lista completa de vencedores, clique aqui.