Thaís Brianezi
Repórter da Agência Brasil
Manaus - Pouco mais de 20 quilômetros da rodovia Manaus-Porto Velho (BR-319) foram pavimentados e asfaltados desde julho do ano passado, quando começaram as obras de recuperação da estrada. Além disso, em 70 quilômetros, bueiros metálicos antigos foram substituídos por bueiros de concreto, mais duráveis.
A informação foi dada hoje (25) pelo chefe de Serviço de Infra-Estrutura da 1ª Unidade de Infra-Estrutura Terrestre (Unit), ligada ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Edson Cavalcante. Segundo ele, até o fim deste ano, 238 quilômetros da BR-319 devem ser recuperados. Para consertar a rodovia toda, serão necessários três anos, informou.
Entre agosto e novembro, a recuperação da Manaus-Porto Velho ficou suspensa. A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça embargou a obra, por falta do estudo de impacto ambiental exigido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Para o Ministério dos Transportes, as obras na BR-319 se enquadram na Portaria Interministerial 278, editada em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, que dispensa licença ambiental para obras de manutenção de estradas e rodovias. O Ministério Público e o Ministério do Meio Ambiente argumentam, entretanto, que mais da metade da BR-319 está instransitável – logo, sua recuperação teria impacto equivalente ao da abertura de uma estrada nova.
No dia 17 de novembro, caiu a liminar que interrompia as obras, que foram reiniciadas já durante o período de chuvas na Amazônia, que vai até maio. A coordenadora-substituta da 1ª Unit, Circe Gandra Baptista, afirmou que a água não está impedindo os trabalhos. "Se está chovendo, os homens param o serviço. Daqui a duas horas, a chuva passa, eles reiniciam. Isso, se for chuva forte, porque um chuvisco não atrapalha".
De acordo com Circe Baptista, já foram empenhados (reservados administrativamente) R$ 80 milhões dos R$ 180 milhões necessários para a execução dos 238 quilômetros de obras já licitadas.
A BR-319 tem 878 quilômetros e foi inagurada em 1973, durante o governo militar. Desde então, por falta de investimentos em manutenção, cerca de 660 quilômetros da rodovia tornaram-se intrafegáveis ou estão em condições precárias de trânsito.