Projeto de teledifusão de documentários ibero-americano pode durar 10 anos, diz secretário do MinC

25/01/2006 - 20h17

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília – Terminou hoje (25) a Oficina de Planejamento Executivo do primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Ibero-americano (DOCTV IB). O objetivo do encontro é estimular o intercâmbio cultural e econômico entre os países e implantar políticas públicas integradas de incentivo à produção e teledifusão. O primeiro projeto do novo programa é o lançamento de concursos nacionais de documentários.

"Hoje nós temos uma rede efetivamente montada que reúne autoridades audiovisuais, TVs Públicas e produtores independentes de 15 países ibero-americanos numa política integrada de fomento à produção de documentário", ressaltou o assistente especial do ministro da Cultura, Mario Borgneth. De acordo com ele, os avanços alcançados em três dias de reuniões deveriam ser comemorados "aos pulos".

O secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Orlando Senna, coordenador da oficina, concorda: "Nasceu aqui um projeto para durar pelo menos 10 anos e isso dá uma medida do bom resultado dessa reunião". De acordo com ele, os representantes dos 15 países participantes do evento saíram contentes com os resultados.

Senna salientou que o projeto traz aspectos importantes para a produção cinematográfica, como a integração e a diversidade cultural, e ainda abre oportunidades para os cineastas. Segundo o secretário, o programa une a "produção independente de cinema do nosso continente e isso dá um resultado proveitoso para todos os lados".

O lançamento dos concursos de documentários será simultâneo e está previsto para o início de março. Os melhores projetos serão premiados com contratos de co-produção no valor de US$ 100 mil. Os documentários selecionados entrarão em um circuito de teledifusão composto por canais de televisão de todos os países envolvidos e serão exibidos a partir de fevereiro de 2007.

O DOCTV IB conta com a participação de: Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Porto Rico, Cuba, México, Portugal e Espanha.