Brasília - A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, representa hoje (25) o Brasil no 6º Fórum Mundial Social em Caracas, na Venezuela. Ela participará do painel As Mulheres, Vivências e Experiências Participativas e Comunitárias Para Melhorar a Vida dos Povos, que reunirá ministras e lideranças feministas de toda a América Latina. O principal foco do painel são os desafios da mulher no mundo do trabalho, sua participação na sociedade e o papel na promoção da paz e cooperação entre os povos.
Também hoje, Nilcéa Freire participará de discussões sobre imigração e tráfico de seres humanos no painel Tratamento de Pessoas: Um Problema Transnacional que Necessita de Respostas Transnacionais. Amanhã (26), a ministra participará da oficina Tratamento de Pessoas e Políticas de Migração – o Paradoxo das Políticas Públicas no Tráfico de Seres Humanos, em que falará sobre o tráfico de mulheres brasileiras e a imigração ilegal. Nilcéa Freire vai abordar o trabalho que a secretaria vem desenvolvendo, em parceria com o Ministério da Justiça, para a capacitação de policiais e operadores de justiça - juízes e promotores - no combate ao tráfico.
A ministra participará das atividades como convidada da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), organização com representação em quase todos os países da América Latina.