Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O deputado Nelson Trad (PMDB-MS), relator do processo disciplinar contra o deputado Roberto Brant (PFL-MG) pediu a suspensão da reunião do Conselho de Ética da Câmara que votaria seu parecer pedindo a cassação do deputado por quebra de decoro parlamentar.
Ele justificou o pedido informando que pouco antes da reunião recebeu um telefonema do deputado Pedro Canedo (PP-GO), relator do processo contra o deputado Professor Luizinho (PT-SP), que se dizia pressionado por seu partido por causa do processo.
Trad informou ao plenário do conselho que Canedo estava muito nervoso, quase chorando. A votação do parecer do processo de Professor Luizinho estava marcada para esta tarde. Para Nelson Trad, o Conselho de Ética precisa resolver essa questão, para garantir a independência do órgão, antes de prosseguir com as votações.
Os deputados Roberto Brant e Professor Luizinho respondem a processo por quebra de decoro parlamentar. Eles são acusados de receber recursos de forma ilegal da agência de publicidade SMP&B do empresário Marcos Valério de Souza, para pagamento de despesas de campanha. Valério é considerado um dos operadores do suposto esquema de pagamentos a parlamentares que ficou conhecido como mensalão.