Wanderval Santos entra com recurso na Câmara para evitar cassação de seu mandato

24/01/2006 - 18h43

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O deputado Wanderval Santos (PL-SP) entrou hoje (24) com um recurso na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara contra o parecer que recomenda a cassação de seu mandato, aprovado na última sexta-feira (20) pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

No recurso, ele pede a anulação do parecer e o arquivamento do projeto de resolução que irá levar à votação da perda de mandato no plenário da Casa. De acordo com o documento apresentado por Wanderval, houve violação ao princípio do contraditório e da ampla defesa no processo movido contra ele. O recurso também pede que, após a investigação preliminar da mesa da Câmara, "seja apresentada, se for o caso, outra representação com novos fatos considerados pelo Conselho de Ética, por medida de justiça".

Wanderval foi processado por quebra de decoro porque seu motorista apareceu como sacador de R$ 150 mil das contas do empresário mineiro Marcos Valério. Em sua defesa, o parlamentar disse que não sabia da transação, feita, segundo ele, a pedido do ex-deputado Carlos Rodrigues (que renunciou ao mandato para não ser processado).