Ministros de 15 países discutem turismo em conferência ibero-americana

24/01/2006 - 12h53

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O turismo de negócios e eventos, um segmento crescente em todo o mundo que engloba feiras, congressos e convenções, será um dos temas discutidos na IX Conferência Ibero-Americana de Ministros e Empresários do Turismo, iniciada hoje (24), em Madri, Espanha.
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, participa do evento com outros 14 ministros de países como Argentina, Cuba, Portugal e México.

Atualmente, o Brasil é o 14º país que mais atrai eventos no mundo. Há três anos, a posição ocupada era a 21ª. Walfrido ilustra a estatística com o exemplo de um seminário do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que o Brasil sediará em março, na cidade de Belo Horizonte. O evento acontece a cada dois anos e, segundo o ministro, é disputado por países de todo o mundo.

"São sete mil pessoas que ficam uma semana e depois passeiam pelo Brasil", acrescenta Walfrido. As viagens de incentivo, outro segmento que se mostra promissor, de acordo com o ministro, também serão abordadas. Neste caso, o turista ganha a viagem da empresa em que trabalha como um bônus de reconhecimento por alguma atividade realizada.