Spensy Pimentel
Enviado especial
Caracas (Venezuela) - Deve ser aberta amanhã (25) a representação oficial do Brasil na etapa americana do 6º Forum Social Mundial. O Espaço Brasil, uma tenda com cerca de 300 m² para exposições e debates, foi idealizado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e co-organizado pelo governo federal, com patrocínio da Petrobras.
"Da parte do governo, vamos expor principalmente projetos que têm a marca da participação social, como as conferências nacionais que realizamos nesses três anos, em temas como meio ambiente, politicas de igualdade racial, cidades etc.", explica Giorgio Romano, assessor da Secretaria Geral da Presidência da República. Uma apresentação do projeto dos Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura, está sendo montada em parceria com integrantes do governo e do grupo cultural Nós do Morro, do Rio de Janeiro.
Dos quatro ministros brasileiros que participarão do Fórum, dois já chegaram a Caracas: Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência, e Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Outros dois chegam entre hoje e amanhã: Paulo Vanucchi, da Secretaria de Direitos Humanos, e Miguel Rossetto, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Outros dois integrantes do governo participam de um número maior de atividades: o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia, e o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques.
Ao todo, integrantes do governo federal foram convidados para mais de 30 dos cerca de 2.000 eventos promovidos no Fórum, que comeca hoje (24) e segue ate o proximo domingo (29).
Alem do Espaco Brasil, haverá também uma Tenda Mercosul, que sediará diversos eventos dos quais participam integrantes do governo brasileiro. Nesse segmento do Fórum de que o Brasil participa também estão sendo montadas uma Casa de Cuba, uma Casa dos Povos dos Estados Unidos e a Tenda Palestina, entre outras.