Dia dos Aposentados tem protestos por melhores salários em Porto Alegre

24/01/2006 - 15h03

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – A Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul realizou uma passeata por melhores salários hoje (24) em Porto Alegre, para marcar o Dia Nacional dos Aposentados. Durante a caminhada, no centro da cidade, cerca de 400 idosos reclamaram que a aposentadoria não é reajustada com o salário mínimo.

Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Aposentados, Moacir Alves Medeiros, a categoria quer recuperar mais de 50% das perdas salariais acumuladas desde 1991, quando o salário-mínimo foi desvinculado da Previdência. "Não podemos aceitar mais o baixo valor da aposentadoria, que não tem nem sequer uma política de reajuste", afirmou o dirigente.

O grupo, que encerrou a manifestação em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entregou as reivindicações à gerente-executiva Sinara Pastório. Ela prometeu encaminhar o documento ao Ministério da Previdência.