Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alerta que hoje (24) e amanhã a umidade relativa do ar ficará em torno de 25% nas horas mais quentes do dia nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Piauí e Tocantins.
De acordo com a Sedec, a baixa umidade é conseqüência de uma massa de ar quente que provocará temperaturas elevadas em Minas Gerais, entre 33 e 36 graus, especialmente no centro, no oeste e no norte do estado. As regiões norte do Rio de Janeiro e de São Paulo serão as mais atingidas. No Rio, a temperatura máxima oscilará entre 32 e 35 graus, enquanto que em São Paulo, ficará entre 34 e 37 graus.
No Centro-Oeste, além do baixo índice de umidade, a massa de ar quente trará temperaturas que devem variar de 30 a 32 graus no Distrito Federal; de 33 a 36 graus na região nordeste do Mato Grosso do Sul; e de 35 a 38 graus no leste do Mato Grosso.
No Nordeste, a umidade cairá no oeste da Bahia, onde a temperatura máxima oscilará de 34 a 36 graus, e no sul do Piauí, onde a temperatura poderá chegar a 41 graus nas horas mais quentes do dia. Na região sul do Tocantins, a temperatura deve oscilar entre 34 e 37 graus.
A Sedec desaconselha a prática de atividades ao ar livre e a exposição ao sol entre as 10 horas e 17 horas, especialmente entre as 14 horas e 16 horas, período do dia em que a umidade fica mais baixa. O órgão também pede a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos estaduais e municipais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) orientaram o envio de avisos sobre ocorrência de a baixa umidade relativa do ar.
Com informações do Ministério da Integração Nacional