Atividades do Fórum Social Mundial começam a ser realizadas nesta quarta

24/01/2006 - 19h06

Spensy Pimentel
Enviado especial

Caracas (Venezuela) - Começam na manhã desta quarta-feira (25) as mais de 2 mil atividades promovidas pela sociedade civil de mais de 50 países na etapa americana do 6º Fórum Social Mundial. Essas atividades são chamadas pela organização do fórum de "autogestionadas" por serem propostas e executadas pelas próprias organizações sociais que participam do evento. O comitê organizador do fórum fornece apenas um espaço para as entidades interessadas.

Espalhadas por locais públicos de toda a capital veneuelana, como universidades, bibliotecas, parques e teatros, as atividades ocorrem em três turnos até sábado (28), e na manhã de domingo, em turno único: das 8h30 as 11h, das 12h as 15h, e das 15h30 as 18h30.

Os eventos estão divididos em seis eixos temáticos: 1 - Comunicação, culturas e educação: dinâmicas e alternativas democratizadoras; 2 - Diversidades, identidades e cosmovisões em movimento; 3 - Estratégias imperialistas e resistências dos povos; 4 - Poder, política e lutas pela emancipação social; 5 - Recursos e direitos para a vida: alternativas ao modelo civilizatório depredador; 6 - Trabalho, exploração e reprodução da vida.

À noite, também a partir de amanhã, e até sábado, acontecem as atividades ditas "co-gestionadas", que são promovidas pela organização do fórum em parceria com entidades da sociedade civil e devem reunir algumas das figuras de maior expressão dentre os ativistas envolvidos no movimento altermundista (em alusão ao lema do fórum, "um outro mundo é possivel").

Também acontecem ao longo da semana mais de 200 atividades culturais, além de eventos paralelos como o Fórum Mundial de Saúde e o Fórum Parlamentar.