Para especialista, Observatório contribuirá na prevenção de doenças e mortes no trabalho

25/11/2005 - 20h59

Aloísio Milani
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O médico José Carlos do Carmo, integrante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Paulo (Cerest-SP), destaca que o Observatório de Saúde do Trabalhador será um instrumento para prevenir doenças e acidentes. O banco de dados foi lançado durante a 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em Brasília.

"Um exemplo bem simples: se eu sei que determinados produtos químicos produzem doenças e que precisam ser manipulados com determinados cuidados, e ao mesmo tempo eu sei, pegando dados do Ministério do Trabalho, que uma indústria vai ser instalada em determinado município, podemos orientar o Sistema Único de Saúde daquele município para que as medidas de proteção necessárias sejam tomadas", afirmou.

O Observatório da Saúde do Trabalhador, lançado pelo Ministério da Saúde, será o maior banco de dados sobre as estatísticas e informações existentes sobre o tema. Entre os dados existentes que compõem o observatório estão os do Ministério da Saúde, os da Previdência Social, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).