Rio, 25//11/2005 (Agência Brasil - ABr) - A maior integração comercial e financeira do Brasil com o resto do mundo é uma das mudanças estruturais mais importantes que estão acontecendo na economia brasileira, afirmou hoje (25) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
No encerramento do 25º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), ele destacou o "esforço enorme feito pelos exportadores brasileiros" e o aumento das vendas, que têm possibilitado a ampliação da corrente de comércio.
Segundo Meirelles, este é um dos fatores fundamentais para a diminuição da vulnerabilidade do país e o aumento da produtividade. E pelo segundo ano consecutivo o saldo em conta corrente se aproxima de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas do país. "O saldo comercial está chegando a US$ 43 bilhões no ano", lembrou.
Meirelles também chamou a atenção para os resultados na conta de capital. Destacou o crescimento dos fluxos líquidos de investimento direto estrangeiro, enquanto a dívida externa, tanto pública como privada, tem apresentado uma trajetória declinante, embora gradual, revertendo uma tendência histórica.