Valor ético dos produtos deve ser levado em conta, diz ministra

05/11/2005 - 16h50

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse hoje (5) que as políticas ambientais funcionam como um incentivo ao uso controlado e planejado dos recursos naturais no Brasil. Ela participou da solenidade de abertura do Mercado Floresta, evento que discute o potencial de negócios das florestas brasileiras e que ocorre na Oca do Ibirapuera, em São Paulo.

Durante o encontro, Marina defendeu que toda a cadeia produtiva deve ser observada para garantir um consumo consciente. Para ela, "hoje a gente precisa levar em conta o valor ético dos produtos para que se possa criar uma economia que sustente e provoque a vida".

O Mercado Floresta reúne especialistas em meio ambiente do Brasil e do exterior e representantes do governo federal e de vários estados e municípios. Paralelamente está sendo realizada uma feira com mais de 900 produtos de origem florestal produzidos de forma sustentável. Entre as mercadorias em exposição encontram-se alimentos como mel, chocolates e geléias. Também existem produtos de beleza, roupas, jóias feitas de sementes de árvores e frutos típicos da Amazônia, utensílios domésticos e objetos de decoração. Os dois eventos prosseguem até a próxima terça-feira (8).