Evento no Rio mostra os bastidores das produções de cinema, rádio e televisão

05/11/2005 - 14h14

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio - A segunda edição do Rio Tecnomídia, evento que mostra os bastidores das produções de cinema, rádio e televisão, aberta neste sábado na Casa França Brasil, no centro da cidade, está focada na interatividade do público com a mídia. Crianças, adolescentes e adultos podem fazer dublagens, participar de filmes, de livros de estórias virtuais, de clipes musicais e também de programas de rádio. E, ao final de tudo, ainda levar o CD ou DVD de seus cinco minutos de fama para casa.

Entusiasmado, o organizador do evento, Marcos Didonet, disse que o objetivo este ano é promover a inclusão social. "A idéia é aproximar o público da mídia e mostrar que ele pode influenciar, dar mais opiniões, enfim, que ele pode ser mais incisivo em buscar uma qualidade maior da mídia que chega até ele", explicou.

Didonet afirmou que a "vedete" da exposição é a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. No estande da Radiobrás (que reúne, além da Rádio Nacional do Rio, as rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional FM e a Agência Brasil) estão sendo produzidos programas ao vivo com músicas e entrevistas, além de uma montagem das rádio-novelas que eram transmitidas pela Rádio Nacional do Rio nas décadas de 1940 a 1960.

Yafa Magalhães, moradora do Jardim Botânico, esteve na primeira edição do Rio Tecnomídia, em abril do ano passado, e diz que voltou este ano "para rever a forma como é feito tudo o que a gente vê na televisão e no cinema e ouve no rádio. Os efeitos especiais, como chuva, trovões e neve também são o máximo. Esse mundo é maravilhoso", declarou.

Além da exposição das mídias eletrônicas, o Rio Tecnomídia, que vai até o próximo dia 13, oferece palestras sobre mídia e diversão.