Espaço aéreo de Brasília entra em "fase vermelha" para receber presidente norte-americano

05/11/2005 - 12h52

André Deak
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir das 15 horas de hoje (5), o espaço aéreo de Brasília entra em "fase vermelha" para receber o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Isso significa, segundo o major Antônio Lorenzo, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, que todos os meios de defesa e policiamento de espaço aéreo estarão em estado de prontidão e alerta.

Lorenzo disse que o esquema de proteção aérea, chamado de Operação Escudo, irá contar com a cooperação de diversos órgãos do governo. O Exército irá montar uma artilharia anti-aérea, enquanto duas aeronaves-radar reforçarão a vigilância na região. Além disso, dois caças supersônicos permanecerão em alerta, em vôo, durante alguns momentos. Outros caças estarão de prontidão, em vôo e em solo, assim como dois helicópteros. Apoiando esses caças, uma aeronave de reabastecimento também ficará em vôo.

Não haverá fechamento de espaço aéreo, mas foram criadas zonas restritas em alguns horários do dia. Na chegada e na saída do presidente Bush, durante 30 minutos antes e 30 minutos depois, haverá uma restrição maior, mas nenhum impedimento de vôos de aeronaves comerciais regulares.

"Toda aeronave que estiver identificada pela Força Aérea poderá voar. Restrição amanhã (6) só quanto à aviação esportiva - ultraleve, parapente, paraquedistas, etc. Os aeroclubes foram notificados", disse.

Segundo o major, uma operação similar foi organizada durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes, realizada nos dias 10 e 11 de maio. O encontro, na época, reuniu em Brasília presidentes e empresários de 34 países convidados.