Controladoria-Geral da União identifica irregularidades em contratos dos Correios

05/11/2005 - 13h37

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Auditoria feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) identificou irregularidades em contratos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), principalmente na área de publicidade.

A CGU entregou ontem (4) cinco relatórios à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios. Neles, constam análises de quatro pregões, na área de publicidade, para aquisição de caixetas plásticas, construção do Centro de Tratamento de Encomendas de São Paulo e do de Cartas de Santo Amaro, em São Paulo, além da reforma e adaptação do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Campinas. Em todos os contratos foram encontradas irregularidades e impropriedades.

Na área de publicidade foram encontrados problemas na contração, na avaliação das propostas e no procedimento licitatório. Segundo a CGU, também houve irregularidades na execução contratual e superfaturamento.

Bandeiras, manuais e cartilhas feitos em tamanho menor ao solicitado causaram prejuízo aos Correios. As bandeiras, por exemplo, foram confeccionadas em tamanho 27% menor que a previsão e não tiveram o valor reduzido no final, o que causou um superfaturamento de quase R$ 5.390,00. No caso dos manuais e cartilhas o prejuízo foi ainda maior: R$ 47.802,96.

Além disso, foi constatado que os Correios pagaram a mais pelos serviços gráficos contratados pelas agências de propaganda, provocando um prejuízo de R$ 108.909,50. A CGU apontou também que a estatal desembolsou mais que necessário para adquirir material promocional, na contratação de recepcionistas para estande promocional e na contratação de serviço de alimentação para determinado evento.