Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Cerca de 500 pessoas participaram da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, promovida na capital paranaense pela Secretaria da Saúde, em parceria com o Conselho Estadual de Saúde do Paraná e o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador no início de outubro.
O secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, explicou que os encontros foram importantes não só para o desenvolvimento do Sistema Único da Saúde (SUS), mas também para a implantação e fortalecimento da participação dos movimentos sindical e popular nas instâncias de controle social dos setores da Saúde, Trabalho e Previdência. Serviu ainda, segundo ele, para auxiliar no diagnóstico e análise da situação da política de saúde do trabalhador no Paraná e no Brasil, assim como aprovar as diretrizes e prioridades para a execução da política estadual de saúde do trabalhador no Paraná.
Sete conferências macro-regionais em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Ponta Grossa antecederam a etapa estadual. Em cada região houve uma discussão sobre a saúde dos trabalhadores e as estratégias locais a serem adotadas. No encontro paranaense foram escolhidos 64 delegados que participarão da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, a ser realizada de 24 a 27 de novembro, em Brasília.