No Ceará, escolas vão receber água e tratamento sanitário

23/09/2005 - 15h23

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Fortaleza - A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) lançou hoje em Fortaleza o Programa "Água nas Escolas", que será implantado inicialmente em 24 unidades de ensino em 124 municípios cearenses. Segundo o presidente da Funasa, Paulo Lustosa, trata-se ainda de um projeto piloto, que tem como objetivo melhorar as condições sanitárias das escolas públicas, principalmente na zona rural.

"Esse é um projeto piloto que nós vamos testar com uma ação integrada. É a questão da água nas escolas, mas combinada não só à captação e o tratamento da água mas também a parte relacionada ao tratamento sanitário, incluindo a parte de educação sanitária. Com isso, a gente quer reduzir as doenças e melhorar a qualidade de vida dos alunos", explicou ele.

Lustosa disse que, por enquanto, serão atendidas 160 escolas da região do semi-árido. Segundo ele, o número deverá ser ampliado em 2006 por meio de parcerias. Uma delas é com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que vai fornecer um kit sanitário que transforma dejetos produzidos nas escolas em biogás

Outra parceria é com a empresa Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), para a eletrificação das escolas, no âmbito do programa Luz para Todos. Isso vai permitir, segundo Lustosa, a implantação da internet nas unidades escolares, com o apoio da Fundação Banco do Brasil.

Os recursos previstos são de R$ 9 milhões. Lustosa garante que, em 2006, a meta é ter dez vezes mais esse valor, inclusive com financiamento de outras fontes, como o Banco Mundial.