Líderes da base aliada se reunirão amanhã sem presença do PT

16/05/2005 - 21h11

Brasília, 16/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os líderes dos partidos da base governista estarão reunidos a partir das 13h desta terça-feira, sem a presença da liderança do PT, para discutir o relacionamento dos partidos aliados com o governo. Segundo o líder do PSB, deputado Renato Casagrande (ES), a reunião não é para pleitear mais cargos no governo, mas para uma reflexão dos aliados em relação ao PT e ao próprio governo. "O objetivo não é brigar por cargos, mas fazer com que todos os partidos tenham uma relação mais harmoniosa", disse.

Segundo Casagrande, deverão estar presentes à reunião-almoço todos os líderes dos partidos da base que querem refletir melhor sobre a relação na Câmara dos Deputados com o PT e desses partidos com o governo. "Está claro que nós temos problemas, que os últimos dias demonstraram as dificuldades que temos aqui na Câmara", acrescentou.

Para o líder do PSB, "temos que refletir sobre isso para que não fiquemos em um governo onde nós temos responsabilidade com ele, mas além de votar as matérias aqui na Casa, precisamos participar das decisões estratégicas de governo. Da forma como as coisas estão encaminhadas, o nível de participação da base aliada é muito pequeno".

Casagrande explicou ainda que a reunião marcada para quarta-feira (18), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com todos os líderes partidários da Câmara e com o presidente da Casa, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), será uma "reunião institucional", onde nenhum ponto vai ser aprofundado. "Se definirmos uma pauta já teremos avançado muito", disse.