ONU e Funai discutem direitos indígenas em evento mundial

16/05/2005 - 18h45

Karina Cardoso
Da Agência Brasil

Brasília - Mais de 1.500 líderes indígenas de todo o mundo, entre ativistas e representantes, participam da 4ª Sessão do Foro Permanente sobre Questões Indígenas, que está sendo realizado na sede da Organização das Nações Unidas (Onu) em Nova Iorque. Com o tema Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os Povos Indígenas, o encontro vai abordar os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos índios, a erradicação da pobreza e da fome, e o livre acesso ao ensino primário. O evento, que começou ontem, vai até o dia 27 deste mês.

Participam do encontro o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, o diretor de Assuntos Fundiários da Funai, Artur Nobre Mendes, o procurador jurídico da fundação, Luiz Fernando Villares e Silva, e o advogado e coordenador-geral de Defesa dos Direitos Indígenas, Vilmar Martins Moura Guarany.

O Foro Permanente da Onu, um órgão subsidiário do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, foi criado em 2000 com o intuito de difundir informações, prestar assessoramento especializado e proporcionar a integração de todas as atividades dos programas das Nações Unidas sobre questões indígenas.