Viegas diz confiar em consenso latino por candidatura brasileira a Conselho da ONU

05/05/2005 - 21h01

Brasília, 5/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O embaixador José Viegas disse confiar em "um consenso dos países latinos" pela candidatura do Brasil a uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta quinta-feira, na Argentina, Viegas encerrou missão oficial para angariar apoio dos países sul-americanos à candidatura brasileira.

José Viegas contou, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que esteve em todos os países de língua hispânica e "a maioria expressou apoio ao Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança". No entanto, México, Argentina e Uruguai não aderiram ao grupo, segundo o embaixador, por discordarem do modelo de reforma defendido pelo governo brasileiro.

"O Brasil apóia novos postos para membros do Conselho. Com a evolução do processo político da reforma, os países vão sofisticar a sua posição e acomodá-la à pratica. Nós temos plena confiança de que haverá um consenso regional que acompanhará essa maioria sólida", afirmou.

O embaixador revelou que o objetivo da viagem era o de explicar aos países vizinhos a visão brasileira sobre a reforma. "O Brasil se propõe como membro latino-americano no Conselho. Essa atribuição regional é vista por nós como uma oportunidade para que a região seja solidamente bem representada", explicou.

Esse ponto de vista, acrescentou, foi minuciosamente detalhado ao vice-chanceler da Argentina, Jorge Taiana, que se mostrou "receptivo" aos argumentos brasileiros. "Disse ao Taiana que nós estamos dispostos a uma coordenação com eles. Temos o desejo de atuar bem com todos os nossos vizinhos – e com a Argentina em particular", ressaltou.