Em 12 meses, 200 mil empregos criados, aponta pesquisa do Sebrae-SP

05/05/2005 - 22h33

São Paulo, 5/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - As micro e pequenas empresas paulistas criaram 200 mil empregos em 12 meses até março, o que representa uma alta de 4,2% no nível de emprego do setor. Somente em março de 2005 foram geradas 64 mil ocupações, o que corresponde a um aumento de 1,3% em relação ao mês anterior. Os dados constam de pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), apurados em parceria com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

"O sinal mais vivo de uma expectativa de que as coisas vão melhorar é o que as empresas fazem com relação ao número de empregados. Como houve essa expansão de 64 mil novas ocupações apenas no mês de março, é um sinal muito forte de que as micro e pequenas empresas têm uma expectativa de que suas vendas deverão, pelo menos, permanecer no patamar atual ou crescer um pouco mais nos próximos meses", disse o coordenador da pesquisa, Marco Aurélio Bedê.

Segundo o pesquisador, a melhoria no mercado de trabalho das micro e pequenas empresas não deverá se restringir ao mês de março. "As empresas estão contratando e todos os fatores que contribuíram para o desempenho de março deverão continuar presentes neste segundo trimestre", afirmou.

E acrescentou: "O número de empregos está aumentando, o salário real está se recuperando, assim como a expansão do crédito e os benefícios das exportações, e este contexto deverá permanecer no segundo trimestre".