Ministro Ricardo Berzoini inaugura Consórcio Social da Juventude em Campinas

06/05/2005 - 19h10

Arthur Braga
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, inaugurou hoje mais um Consórcio Social da Juventude, desta vez, na cidade de Campinas no interior do estado. Mil jovens com idade entre 16 a 24 anos, moradores de bairros próximos do aeroporto de Viracopos, serão atendidos no programa. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), é parceira do projeto em Campinas e se comprometeu pelo local onde será realizado o curso de qualificação dos jovens vindos de famílias que foram remanejadas de suas moradias por conta das obras de ampliação do aeroporto de Viracopos.

De acordo com o superintendente regional da Infraero, Miguel Choueri, "a expectativa é de que consigamos formar os jovens e colocá-los em sua maioria no mercado de trabalho". Ricardo Berzoini reiterou a importância do programa como instrumento de inclusão social. "O principal foco do programa é atender jovens de baixa escolaridade e baixa renda por meio de um processo de capacitação que pretende elevar a auto-estima e a qualificação profissional".

De acordo com levantamento do ministério no ano passado 6.800 mil jovens passaram pelos consórcios, e 2.050 conseguiram emprego no mercado formal, estágio ou iniciaram uma atividade profissional por conta própria.

O ministério pretende qualificar 63 mil jovens em todo o país este ano. O programa prevê o pagamento mensal de bolsa de R$ 150 no período de quatro meses durante o treinamento. No Estado de São Paulo, cerca de 12.500 devem freqüentar ainda neste semestre o consórcio.