Brasil e Portugal tendem a intensificar relações comerciais, diz Celso Amorim

06/05/2005 - 20h00

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse hoje (06) que com a visita ao Brasil do ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Diogo Freitas do Amaral, as relações comerciais entre os dois países tendem a se intensificar nos próximos anos. Para Diogos Freitas, as relações entre Portugal e Brasil, que sempre foram marcadas pela "retórica", serão baseadas agora em um "pragmatismo eficiente".

De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil exportou US$ 961 milhões para os portugueses no ano passado. A lista de produtos exportados abrange derivados de petróleo, soja, laminados de ferro e aço, calçados e café. As importações somaram US$ 190 milhões no mesmo período. Bacalhau, azeite de oliva, óleo lubrificante e vinhos são os produtos mais importados.

Esta foi a primeira visita bilateral feita pelo chanceler português desde a posse do primeiro-ministro José Sócrates, no dia 12 de março passado.

Além das discussões ligadas aos comércio bilateral, os chanceleres também conversaram sobre a situação instável que vive o Guiné-Bissau, às vésperas de uma eleição presidencial, e sobre as negociações Mercosul-União Européia. Segundo Diogo Freitas, o governo português está comprometido em impulsionar as negociações entre os dois blocos comerciais.