Mais de 2 milhões de idosos vacinados contra a gripe no estado de São Paulo

06/05/2005 - 19h32

Érica Sato
Da Agência Brasil

São Paulo – Mais de 2 milhões e 78 mil idosos já foram vacinados contra a gripe no Estado de São Paulo, segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Governo do Estado, totalizados até a quarta-feira. A 7ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi encerrada nesta sexta-feira e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 10 milhões e 600 mil idosos em todo o país.

A meta nacional proposta pelo Programa Nacional de Imunização é de que cada estado vacine 70% das pessoas com 60 anos ou mais. No caso de São Paulo isto representa 2 milhões e 400 mil idosos. Até agora, somente no município de São Paulo, segundo o balanço divulgado no último dia 4, já teriam sido vacinadas 596.856 pessoas com mais de 60 anos. No Estado de São Paulo a vacinação foi feita em 4.700 postos, com a participação direta de 625 municípios e o envolvimento de 28.600 profissionais.

Helena Sato, coordenadora do Programa de Vacinação no Estado de São Paulo, avalia os resultados parciais como positivos em relação ao ano passado, no qual foram vacinadas de 2 milhões e 700 mil pessoas e fala sobre a importância da campanha. "O grande objetivo desta vacinação contra influenza, ou a chamada vacina contra a gripe, é não apenas prevenir contra a doença, mas principalmente porque nesta faixa etária as pessoas que têm gripe, têm mais chance de desenvolver complicações do tipo pneumonia e internação hospitalar. Então, o grande objetivo desta campanha é voltado para a redução destas complicações".

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início em 25 de abril. Apenas o estado de Goiás prorrogou a campanha em uma semana, decisão tomada para beneficiar as populações que vivem em áreas de difícil acesso, como as zonas rurais.