Petrobras teve financiamento superior a US$ 640 milhões para construir duas plataformas

05/05/2005 - 17h49

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - O diretor das Áreas Industrial e de Comércio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Armando Mariante, disse que a construção da plataforma P-51 recebeu o financiamento equivalente a US$ 370 milhões, com prazo de 13,5 anos para pagamento, carência de 3,5 anos e com taxas de juros baseadas na Libor (taxa interbancária do mercado de Londres) mais correção de 2,5% ano.

Para a construção da P-54 o financiamento é de US$ 272 milhões, com prazo total de 13 anos, sendo três de carência. A taxa de juros é igual a aplicada no financiamento da P-51. "O objeto de financiamento é o fornecimento de bens e serviços nacionais, explicou Mariante. O financiamento foi concedido à Petrobras Netherlands B.V, subisdiária integral holandesa da estatal.

A P-51, em construção desde janeiro, será exportada pelo consórcio Keppel Fels/Technip, de Cingapura. O consórcio foi vencedor de licitação feita pela Petrobras. O casco, que será totalmente construído no Brasil e permite elevar de 60% para 70% o índice de nacionalização da plataforma, será desenvolvido em parte na Nuclep, em Itaguaí e outra parte no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, ambos municípios do Rio de Janeiro.

Já a P-54 será construída pela empresa Jurong Shipyard Pte, que tem matriz em Cingapura, vencedora da concorrência para a conversão da plataforma. As adaptações para a conversão do casco do navio serão feitas em Cingapura. Depois de convertido será rebocado ao Estaleiro Mauá, em Niterói, onde será feita a montagem dos módulos componentes. O estaleiro Mauá Jurong S.A será o responsável pela construção do navio-plataforma no Brasil. As obras da P-54 começaram em agosto de 2004.