Ministro rebate críticas e diz que projeto do São Francisco será realizado

02/05/2005 - 21h54

Brasília, 2/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, rebateu as críticas de falta de diálogo feitas durante debate na sede Ordem dos Advogados do Brasil sobre o projeto de Integração do Rio São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste.. Segundo ele, "desde o primeiro dia de governo o projeto tem sido debatido e sofreu alterações diante das críticas recebidas".

Ciro Gomes explicou que o Relatório de Impacto Ambiental "foi refeito e foram pedidas sugestões a todos os governos estaduais, mas nenhum respondeu". E ressaltou que "esse projeto vai acontecer, nós esperamos que ele aconteça como elemento de unidade nacional, não queremos que aconteça contra ninguém. Por ser um nordestino, o senador Antonio Carlos Magalhães vai apoiar o projeto". Para o ministro, dizer que o projeto é para reeleger o presidente Lula "é uma aberração, porque o Lula é um homem que conhece na pele o drama da falta d’água".

Na última sexta-feira (29/4), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentou documento com 52 exigências para que a licença ambiental seja expedida. De acordo com um dos coordenadores técnicos do projeto, Rômulo Machado, do Ministério da Integração, até junho o governo cumprirá as exigências e, em julho, começarão as obras.

Está prevista a construção de dois canais, com 700 quilômetros de extensão, 25 metros de largura e 5 metros de profundidade. Um sistema de bombeamento da água vai corrigir os desníveis existentes em todo o percurso.