Lula considera que relação com o Congresso é a mais ''democrática possível''

02/05/2005 - 22h08

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, na comemoração dos cinco anos do jornal Valor Econômico, que a relação do governo com o Congresso é a mais "democrática possível e civilizada". Lula comenteu que há "muita gente vendendo a idéia que o Congresso é inimigo do executivo e que o executivo é inimigo do Congresso".

Na semana passada, em nota lida durante a reunião de líderes, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, afirmou que das 30 sessões deliberativas realizadas esse ano, 19 estavam com a pauta trancada por causa de medidas provisórias. "Usam-se as MPs para impedir a Casa de funcionar na sua plenitude, para retardar a apreciação de outras matérias", disse a nota. Vencido o prazo de tramitação, as MPs ganham prioridade de votação sobre outras propostas e trancam a pauta.

Segundo Lula, o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vão ter "a maior responsabilidade possível para que as coisas aconteçam da melhor forma possível para o Brasil", destacou na cerimônia realizada na sede da Fiesp, em São Paulo.