MEC define critérios para abertura de cursos de pós-graduação

15/04/2005 - 19h53

Brasília, 15/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, lançou hoje o modelo 2005 do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN). As instituições de ensino que quiserem abrir cursos de mestrado e doutorado têm 45 dias para se inscrever, pela internet, no endereço: www.capes.gov.br.

Em relação aos anos anteriores, a novidade é que o processo está mais simples no formato e na análise. "As informações são mais fáceis de serem preenchidas pelos candidatos, sem perda de qualidade e de conteúdo", explica o presidente da Capes, Jorge Guimarães.

A análise das propostas será dividida em três partes: sobre a qualificação dos professores, a experiência da instituição e a produção acadêmica. O ano em que os professores se formaram também será levado em conta para verificar se há, nos cursos candidatos, uma mistura de professores novos e antigos. "É preciso trazer gente nova e, ao mesmo tempo, trazer a experiência dos mais antigos", ressalta o presidente da Capes, de acordo com a assessoria de Imprensa do ministério.

No ano passado, foram encaminhados 442 pedidos de abertura de novos cursos à Capes. Em 2003, foram 440 e em 2002, 380 propostas inscritas. Nos últimos três anos foi aprovada a criação de 582 novos cursos.