Maior parte dos eleitores baseia-se na TV e nas promessas dos candidatos, mostra pesquisa

22/06/2004 - 13h58

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A televisão terá papel decisivo na escolha dos eleitores nas eleições municipais deste ano. É o que revela a pesquisa do Instituto Sensus em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT/Sensus), divulgada nesta terça-feira. Dos entrevistados, 53,4% afirmam que a TV é a principal fonte de informação para escolher os candidatos. Jornal e amigos têm, cada um, 11% da preferência dos eleitores, seguidos dos comícios (7,9%) e, por último, as rádios (7,2%).

Segundo o levantamento, as pesquisas eleitorais não influenciam na decisão para 49% das pessoas. Cerca de 35% usam essas pesquisas como um dos critérios para a eleição e 9% dizem que esse é o único elemento levado em conta para tomar a decisão.

As promessas de campanha são o fator que mais determina a escolha do candidato, aparecendo na frente em 42,6% das respostas. A filiação partidária é o item que menos pesa na decisão – apenas 9,7% dos entrevistados responderam ser esse o principal fator. Os outros itens são: os benefícios imediatos que o candidato pode trazer para o eleitor (27,5%), a opinião de parentes e amigos (10,6%).

A proposta de redução do número de vereadores, que está em tramitação no Congresso Nacional, tem aprovação de 87% dos entrevistados que conhecem o projeto, segundo a pesquisa.