Brasília, 22/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ingresso e permanência de animais na Base Nacional de Dados do Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) teve o prazo de 90 dias suspenso. A medida atende a um pedido do setor produtivo e foi motivada pela impossibilidade das empresas produtoras de brincos a atenderem, com rapidez, a crescente demanda dos últimos dois meses. A coordenação do Sisbov espera que o atendimento desta demanda esteja normalizado até o final de julho.
A coordenadora do Sisbov, Denise Mariano, informou que os demais prazos do cronograma foram mantidos. Assim, a partir de 30 de novembro, a permanência exigida será de 180 dias, prazo que aumenta para 365 dias em 31 de maio de 2005. Em dezembro daquele ano todo o rebanho bovino e bubalino da zona livre de febre aftosa deverá estar cadastrado no Sistema Brasileiro de Identificação e Cetificação de Origem Bovina e Bubalina.
Conforme Denise Mariano, a base de dados já registra mais de 22,8 milhões de animais cadastrados e a demanda vem crescendo, graças ao apoio dos produtores que "têm respondido aos esforços do governo no sentido de aderir ao Sistema".