Deputados destacam a importância de Brizola para a política brasileira

22/06/2004 - 20h23

Brasília, 22/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - A sessão de hoje da Câmara, prevista para a votação da Medida Provisória do salário mínimo, foi toda dedicada à homenagem póstuma ao ex-governador Leonel Brizola. Deputados de todos os partidos se revezaram na tribuna para prestar as últimas homenagens ao ex-governador, que faleceu ontem no Rio de Janeiro. Os elogios vieram de representantes de todos os partidos, que destacaram a coerência, a luta, o carisma pessoal, a persistência e sua trajetória política.

O presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, destacou o apreço que Brizola tinha pela educação e a obstinação para concretizar seus projetos. Ele citou ainda a capacidade que o ex-governador tinha em conquistar eleitorado, chegando a governar o Rio por duas vezes, além de seu estado natal, o Rio Grande do Sul. Citou a criação dos Cieps e lembrou que o país perde um dos grandes lideres, que "fará muita falta ao país".

Para o líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), Brizola foi um vencedor, que começou na política em um dos momentos mais difíceis do país. "Ele não temia desafios e por isso construiu uma legião enorme de seguidores e de adversários", afirmou. Representando o PSDB, o deputado Sebastião Madeira (MA) afirmou que Brizola nunca mudou de lado, "não se rendeu aos encantos da burguesia e da elite".

O líder do PFL, José Carlos Aleluia (BA), afirmou que o Brasil perdeu um homem de princípios, que deixará grande legado. "Era um nacionalista, que tinha amor a sua gente e foi fiel até o fim aos seus princípios".

O deputado João Paulo Cunha informou que irá ao sepultamento do ex-governador, em São Borja (RS), na quinta-feira.

Durante a sessão foram distribuídas rosas vermelhas, símbolo do PDT.