São Paulo, 22/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - "Leonel Brizola foi um homem apaixonado pela educação. Quando era governador do Rio Grande do Sul, ele repetia sempre que "no Rio Grande não há uma criança sem escola’", disse o conselheiro da República, Almino Affonso, colega do ex-governador na mesma legenda, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), até o golpe militar.
"Depois, quando governador do Rio de Janeiro, Brizola novamente se destacou fazendo os Cieps, uma política educacional massiva e altamente revolucionaria, na qual a criança participa o dia inteiro na escola, se alimenta e pratica esportes. Um projeto ambicioso, que ele fez com a contribuição do Darcy Ribeiro, mas sob sua liderança política", lembra Almino.
O ex-ministro lembra ainda que, para além da contribuição histórica, como governador do Rio Grande do Sul na crise da legalidade provocada pela renúncia de Jânio Quadros, Leonel Brizola foi um dos líderes da campanha das Diretas Já, teve uma visão grandiosa do país e "era principalmente um homem honrado, num país de tanta corrupção, é bonito ver um homem que teve 60 anos de vida pública e de quem ninguém possa dizer que fez alguma malandragem".