Linha mais movimentada do metrô paulista deixa de circular e trens são depredados

21/09/2010 - 21h43

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O diretor de Operações do Metrô paulistano, Conrado Grava de Souza, declarou que 17 trens foram depredados pelos passageiros, na manhã de hoje (21), após a interrupção da circulação na Linha 3 -Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Os trens não circularam durante uma hora e 40 minutos (das 7h50 às 9h30) em 18 estações. Souza afirmou que a maioria dos composições teve os vidros quebrados.

A assessoria de imprensa do Metrô informou há pouco que metade dos 17 trens avariados já voltaram a circular e, como a companhia não está operando com 100% da frota, foi acionado o Plano de Apoio a Empresas em Situação de Emergência (Paese), que aumentou em 20% a oferta de ônibus para atender passageiros que moram na zona leste. A empresa informou, ainda, que foi criada uma linha especial com 20 ônibus. Todas as linhas saem do Parque Dom Pedro.

O Metrô estima que 150 mil pessoas que utilizam a Linha 3, a mais movimentada da capital paulista, foram prejudicadas. De acordo com o Metrô, cerca de 3 milhões de pessoas são transportadas por dia nas quatro linhas da empresa.

Segundo o diretor, o acionamento do dispositivo de abertura da porta de um vagão foi a razão da parada entre as estações Pedro II e Sé. Os passageiros que estavam no trem que seguia em direção à Palmeiras/Barra Funda desceram e seguiram pela via. “Em seguida, outros trens começaram a parar e as pessoas também acionaram o botão de emergência para abrir as portas e alguns passageiros desceram, por isso toda via foi desenergizada”, afirmou.

Souza disse que funcionários da segurança foram até o primeiro trem que havia parado e retiraram uma blusa que estava entre as portas e que teria provocado o problema. De acordo com Conrado, a circulação dos trens da Linha 3 começou a ser restabelecida no trecho entre as estações Carrão e Palmeiras/Barra Funda por volta das 10h e, às 10h14, toda a via já tinha sido reenergizada. Por volta das 10h50, o serviço estava completamente normalizado.

Edição: Lana Cristina