Nova Câmara de Desenvolvimento auxilia papel de Dirceu como coordenador, afirma Mares Guia

19/07/2004 - 21h12

Brasília, 19/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, elogiou hoje a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar a Câmara de Política de Desenvolvimento Econômico sob a coordenação do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, para discutir estratégias de desenvolvimento para o país.

Mares Guia desmentiu que haja crise interna no governo, ou mesmo uma disputa de poder entre os ministros José Dirceu e Aldo Rebelo e Antonio Palocci (Fazenda), especialmente depois da criação da Câmara de Política. "Eu convivo com eles diariamente. Eu vejo um trabalho em equipe. Eu vejo que não há existência de crise. Quando as pessoas têm pontos de vista diferente, a gente tem que colocar, e isso não significa brigar", ressaltou.

Segundo Mares Guia, o governo federal precisa de um ministro que coordene as atividades administrativas do governo, como sempre ocorreu no Poder Executivo. "O José Dirceu faz isso de maneira até mais ampla por causa da raiz política dele, e por ser um articulador do governo. Se não, cada um tem que vir falar com o presidente da República, e não tem jeito. O presidente tem que ficar por cima para dar comando das estratégias. Todo o governo tem um ministro coordenador. E aqui felizmente nós temos o José Dirceu, que está, do meu ponto de vista, dando uma contribuição espetacular".

Para o ministro do Turismo, a equipe do presidente Lula está trabalhando com "imensa harmonia", e a Câmara de Política de Desenvolvimento Econômico é uma alternativa para ajudar a centralizar as ações federais. "O governo tem 26 ministérios e cinco Secretarias, além disso tem diplomacia, política externa, Banco Central. Se não tivermos essas câmaras, nós acabamos não conversando uns com os outros. Eu acho que é uma estratégia certa do governo de pegar determinados assuntos e organizá-los por temas", ressaltou.

O porta-voz da Presidência, André Singer, ressaltou que as atribuições da Câmara de Desenvolvimento não vão se chocar com a já existente Câmara de Política Econômica, coordenada pelo ministro Antonio Palocci. Segundo André Singer, a Câmara de Desenvolvimento tem como objetivo acompanhar e formular maneiras para implementar os programas de desenvolvimento do país, enquanto a Câmara de Política Econômica vai continuar formulando propostas voltadas para a política econômica.

Segundo o ministro do Turismo, a principal determinação do presidente Lula para a Câmara de Política de Desenvolvimento Econômico é discutir estratégias que tragam ao país geração de empregos e distribuição de renda. "Houve uma época em que nós crescemos, mas não distribuímos a renda. Agora, temos que crescer distribuindo a renda, no comércio, na agricultura, na ampliação da fronteira agrícola, etc. Essa Câmara é para isso, discutir estratégias de desenvolvimento para o país", esclareceu.

A Câmara foi criada na última sexta-feira por meio de decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União. O ministro José Dirceu é o coordenador do órgão, que também será integrado pelos ministros Aldo Rebelo, Walfrido dos Mares Giua, Roberto Rodrigues (Agricultura), Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia), Antonio Palocci (Fazenda), Ciro Gomes (Integração Nacional), Dilma Roussef (Minas e Energia), Celso Amorim (Relações Exteriores), Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Guido Mantega (Planejamento), Ricardo Berzoini (Rrabalho e Emprego), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), e Jacques Wagner (Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).