Rio, 19/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - A governadora do Rio, Rosinha Matheus, recebeu alta agora à noite do Hospital Quinta d’Or, indo direto para a residência oficial no Palácio Laranjeiras. Ela foi submetida pela manhã a um procedimento cirúrgico de ablação do endométrio, também chamado de endometrectomia, indicado para mulheres com excesso de sangramento no fluxo menstrual ou com quadro de anemia.
A cirurgia, considerada simples pelos médicos, durou cerca de uma hora e meia e consistiu na destruição do tecido que recobre o interior do útero. De acordo com o cirurgião Marco Aurélio Oliveira, a governadora sofre de talassemia minor, anemia comum nos povos do Mediterrâneo, sendo este o fator determinante para a escolha da ablação como forma de atenuar a grande perda de sangue durante o período menstrual.
Segundo o ginecologista particular da governadora, Paulo Gallo, Rosinha tinha essa anemia agravada no período após a menstruação. Essa situação causava um pouco mais de cansaço e desconforto. A governadora recebeu medicação para suspender o fluxo menstrual e vai ficar em observação por mais alguns meses. Paulo Gallo disse que 80 por cento dos pacientes que passam pela cirurgia costumam apresentar melhoras consideráveis.