Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está participando, neste momento, no Theatro Municipal, da entrega da premiação aos 40 agraciados com a insígnia da 16ª Ordem do Mérito Cultural (OMC). O prêmio é o maior reconhecimento do governo federal a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
A Ordem do Mérito Cultural é uma homenagem que o governo federal concede desde 1995, em reconhecimento à contribuição de pessoas, grupos artísticos, instituições, iniciativas ou movimentos culturais à Cultura Brasileira. Já foram concedidas cerca de 400 condecorações.
No último ano, a Ordem do Mérito Cultural teve como temática o cinquentenário da morte de Heitor Villa-Lobos, e 40 personalidades (oito in memoriam) receberam a homenagem. Destaque para ícones da música brasileira, como Carmem Miranda, Ataulfo Alves e Raul Seixas.
Entre os agraciados na edição 2010 estão o professor Candido Antônio Mendes de Almeida, o conjunto Época de Ouro, a cantora Gal Costa, o músico Hermeto Pascoal, a atriz Glória Pires e o cartunista carioca Jaguar, pseudônimo de Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe.
In Memoriam estão sendo agraciados, ainda, o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, um dos mais expressivos da língua portuguesa, e o cantor Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza.
Além do presidente Lula, estão presentes na solenidade, entre outras autoridades, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o governador Sérgio Cabral Filho e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
No início do evento, que começou com quase duas horas de atraso, o presidente sancionou a lei que cria o Plano Nacional de Cultura.
Edição: João Carlos Rodrigues