Comércio usa liquidações para escoar estoques e acompanhar ritmo da indústria

08/01/2010 - 18h07

Ivy Farias
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Asliquidações, principalmente as do mês de janeiro, são a formaencontrada pelo comércio varejista para acompanhar o ritmo daindústria. “Para o empresário,é importante eliminar estoques, pois a cada dia novos produtos sãolançados e é preciso acompanhar as tendências", diz o diretorde Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistasde Shopping (Alshop), Luís Augusto Ildefonso da Silva.Deacordo com Silva, o mês de janeiro deixou de ser sinônimo deliquidação no setor de vestuário – agora as promoções abrangemtambém redes de eletrodomésticos, de produtos eletrônicos e decalçados, entre outros setores. Os descontos podem chegar a até60%, segundo levantamento da Alshop. A tradicional liquidação da rede deeletrodomésticos Magazine Luiza, por exemplo, atraiu hoje (8) 4,5milhões de consumidores nas 455 lojas da rede em todo o país. Emapenas oito horas, o faturamento atingiu a marca de R$ 75 milhões,R$ 5 milhões a mais do que no ano passado. Nessa rede, foramvendidos praticamente todos os 2,7 milhões de itens colocados àdisposição dos consumidores.Silva ressalta que todos os setores da economiasão beneficiados com as promoções do início do ano, mas o maisprivilegiado nas liquidações é o comércio ligado à moda. "Omaior consumo é mesmo entre as lojas de moda, tanto feminina quantomasculina." A empresária Luciana Maria, proprietária da lojade acessórios e roupas Las Tinas, em São Paulo, explica por querecorre à liquidação em janeiro: "as peças vão ficandoultrapassadas e é preciso girar o meu estoque de produtos.” Lucro não é o grande objetivo das liquidações,que representam uma forma de manter o comércio aquecido nesta épocado ano, afirma o diretor da Alshop. “As promoções são umamaneira extra de girar o capital em janeiro, que é um mês fraco",reforça Luciana Maria.