Telefonica normaliza serviços de internet, mas desconhece causa da pane

04/07/2008 - 21h29

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O presidente do Grupo Telefonica no Brasil, Antonio CarlosValente, afirmou hoje (4) que o serviço de transmissão de dados da empresa, comfalhas desde a noite de quarta-feira, foi normalizado às 23h de ontem. Ementrevista coletiva, concedida da sede da companhia, em São Paulo, Valentedisse, no entanto, que a causa do problema ainda não foi identificada.Segundo ele, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD)foi contratado pela empresa para analisar a falha. O laudo sobre o motivo doproblema deve ser divulgado em dez dias.Até agora, disse Valente, o que se sabe é que a pane foicausada por uma falha na parte da rede da empresa localizada na cidade deSorocaba (a 90 quilômetros da capital). “Uma falha em um equipamento da rede, de baixo nível deimportância, se propagou, afetando a proteção de equipamentos mais importantes darede”, explicou. “O serviço foi normalizado quando conseguimos identificar aárea com problema e isolar essa parte do sistema”, disse.Desde instituições que têm contratos específicos com aTelefonica para a transmissão de dados, como grandes empresas e órgãos dogoverno, até usuários de internet residenciais foram prejudicados. De acordo com Valente,nenhum deles terá de pagar pelo serviço contratado pelo período em que eleesteve intermitente.Esta tarde, a Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel), responsável pela regulação do serviço, divulgou nota informando quetambém está investigando a causa do problema para aplicar as medidas cabíveis.De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, a Telefonica pode ser multada ematé R$ 50 milhões pelos problemas causados ao consumidor.