Ministério da Defesa divulga medidas para melhorar atendimento em aeroportos

05/07/2007 - 20h30

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Defesa definiu hoje (5) quatro medidas que deverão ser adotadas pelas empresas aéreas e também pelos órgãos da aviação civil, para melhorar o atendimento aos passageiros nos aeroportos. Nota do ministério informa que o objetivo é "corrigir problemas identificados na prestação dos serviços aéreos". As medidas foram decididas após reunião com a participação do diretor-presidente da Agência Nacional deAviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi; do presidente da Empresa Brasileira deInfraestrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira; dovice-diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiroÁlvaro Luiz Pinheiro da Costa, e do assessor Especial do ministério da Defesa,brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery, além do ministro Waldir Pires. São as seguintes as quatro medidas:

  • Aumentar o efetivodo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), com representantes daAnac, da Infraero e das empresas aéreas;
  • A partir das informações centralizadas no CGNA, as empresas deverão manter osusuários informados, utilizando-se de todos os meios de comunicação eatendimento disponibilizados pela Infraero;
  • Aproveitar áreas em desuso operacional nos aeroportos, ocupadas atualmentecomo depósitos, para colocá-las a serviço do transporte aéreo, medianteesforços processuais junto ao Poder Judiciário, quando necessário;
  •  Adotar medidas, sempre conjuntas, da Anac, da Infraero, do Decea e das empresasaéreas, para implementar procedimentos que atendam adequadamente aos usuários,prestando-lhes todas as informações e assistência necessárias à execução doserviço público de boa qualidade.