Mylena Fiori
Enviada especial
Nova Delhi (Índia) - A aproximaçãocultural é uma das ferramentas do governo brasileiro paraimpulsionar os negócios com a Índia. Exposiçãode arte, apresentações musicais e festival gastronômicofazem parte da programação simultânea àvisita de Estado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silvafaz ao país asiático de 3 a 5 de junho.“Asduas comunidades se conhecem muito pouco. O que se quer, agora, éimpulsionar isso”, afirma o embaixador do Brasil na Índia,José Vicente de Sá Pimentel, em entrevista àAgência Brasil.A aproximaçãopolítica entre os dois países não mostrareflexos culturais, tanto que, por exemplo, não há umrestaurante brasileiro sequer na capital indiana, Nova Delhi. Acomunidade brasileira na Índia, segundo estimativas doembaixador, é de cerca de 300 pessoas, dispersas na populaçãode 1,1 bilhão de habitantes. “Aqui ninguém conhecenada do Brasil e precisamos fazer um certo investimento emdivulgação”.O acordo de co-produçãocinematográfica que deve ser assinado entre os dois paísesdurante a visita do presidente Lula pode contribuir. “Esse acordodá um recado de algo importante: para se fazer negócioshoje em dia entre Brasil e Índia, é preciso investir ematalhos de conhecimento mútuo, já que a gente seconhece muito pouco. Nesse sentido, fazer investimentos na áreacultural me parece uma coisa muito inteligente”, avalia oembaixador.