Vendas do comércio varejista iniciam ano com crescimento de 8,5%

15/03/2007 - 15h25

Adriana Brendler
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O comércio varejista abriu o ano de 2007 com alta de 8,5% novolume de vendas no país registrado em janeiro, comparado ao mesmo período doano passado. O crescimento foi o maior alcançado pelo setor para o mês dejaneiro desde 2001 e reflete a manutenção de condições econômicas favoráveis aoconsumo, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta quinta-feira(15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve aumentono volume de vendas das oito atividades consideradas no levantamento. A maiorinfluência foi o comércio de móveis e eletrodomésticos, cujas vendas cresceram24,1% contribuindo com 40% para a composição do índice global. Segundo Reinaldo Pereira, da Coordenação de Comércio eServiços do IBGE, o desempenho positivo do setor é conseqüência da manutençãode condições favoráveis da economia e de promoções para queima de estoques deNatal. “Além das promoções de janeiro, as variáveis macroeconômicas– renda, emprego, taxa de juros, inflação, câmbio – vieram proporcionar essesresultados positivos. Teve melhoria da renda real por conta da queda dainflação, uma certa estabilidade no emprego, a redução de taxa de juros quetorna o crédito mais barato e a estabilidade do câmbio, que proporciona maiorimportação, reduzindo o preço interno“, destacou o economista. Para Pereira, as condições macroeconômicas explicam tambémos bons resultados nas outras atividades do varejo. As vendas de hipermercados,supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram 4,9% em janeiro emcomparação ao mesmo período do ano passado, e responderam pelo segundo maiorimpacto na formação da taxa nacional de 8,5%. A atividade de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico, quereúne segmentos como lojas de departamentos, de artigos esportivos e debrinquedos, teve alta de 16,4% no volume de vendas na comparação com janeiro de2006.No caso dos combustíveis e lubrificantes, o aumento nacomercialização em janeiro deste ano foi de 2,5%. O resultado foi o primeiropositivo depois de dois anos consecutivos de quedas observadas na comparaçãoque considera meses semelhantes de anos anteriores. O IBGE atribui a variação àestabilidade interna e à redução do preço do petróleo no mercado internacional.Ainda assim, o segmento mantém queda de 7,2% no volume de vendas para osúltimos 12 meses.Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria,apresentaram volume de vendas 4,9% maior em janeiro deste ano do que em janeirode 2006. A diversificação na linha de produtos que formam a base de sustentaçãoé apontada pela pesquisa como um dos fatores responsáveis pelo desempenho.Equipamentos e materiais para escritório, informática ecomunicação obtiveram acréscimo de 13,1% no volume de vendas em janeiro, sobreigual mês do ano passado, influenciados pela queda de preços dos produtos deinformática e pela crescente importância desse tipo de produto no consumo dasfamílias.As atividades voltadas a livros, jornais, revistas epapelaria tiveram crescimento de 6,7% no volume de vendas, explicado peloaumento na comercialização de material escolar típica de início de ano. O segmento de tecidos, vestuário e calçados, também ampliouem 6,5% suas vendas em relação a janeiro de 2006, embora considerando osúltimos 12 meses continue posicionado bem abaixo (1,9%) da média global que éde 6,3% no período. A pesquisa do IBGE também apontou crescimento nas vendas docomércio varejista no país em relação a dezembro de 2006. Comparada ao últimomês do ano anterior a alta em janeiro foi de 1,8%.