Ministério do Trabalho regionaliza serviço de ouvidoria

15/03/2007 - 15h42

Gláucia Gomes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs) estão prestando atendimento de ouvidoria nas 27 unidades do país, que estão equipadas com computadores para atender o público que não tem acesso à internet.

Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego colocou à diposição um representante em cada regional para monitorar o atendimento ao público, receber e encaminhar reclamações, elogios e sugestões dos usuários à ouvidoria-geral do ministério.

"O atendimento é feito por um servidor público que recebeu treinamento para atuar nesse serviço e cujo papel é orientar o cidadão a cadastrar uma reclamação, uma denúncia, uma solicitação de informação através do sistema de ouvidoria”, disse o ouvidor do ministério, Paulo Marcello Fonseca Marques.

Os registros podem ser feitos no endereço www.mte.gov.br/ouvidoria. Os usuários também poderão usar o formulário impresso, que está em fase de implementação.

De acordo com dados do ministério, a ouvidoria-geral recebe hoje cerca de 3,8 mil pedidos por mês. Com o serviço nas DRTs, a expectativa é receber mil atendimentos mensais por meio do novo sistema, implantado em dezembro de 2006.

“É um serviço mais rápido e seguro, que facilita as relações entre os usuários e o ministério, possibilitando o controle social”, acrescentou Marques.