Inmetro enviará pesquisa sobre SACs para agências reguladoras

15/03/2007 - 20h37

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Programa de Análise de Produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) pesquisou os serviços de atendimento do consumidor (SACs) de seis áreas. O resultou mostrou que ainda há deficiências no atendimento às reclamações dos consumidores no país. Agora, com os resultados, o Inmetro vai enviar os resultados da pesquisa para as agências reguladoras de setores como saúde suplementar, telecomunicações e vigilância sanitária.O objetivo do órgão é que as pesquisas sirvam de parâmetro à melhoria dos seus regulamentos e normas. Segundo o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, a concessão ou licença para determinada empresa pode levar em conta “requisitos mais fortes" de serviço de atendimento ao consumidor. O resultado detalhado também será enviado para as empresas.Lobo frisou que a intenção do Inmetro não é surpreender as companhias. “Isso é bom. Nós não queremos pegar problemas. Nós queremos é melhorar a qualidade do produto e do serviço. Se elas, ao tomarem conhecimento, se prepararam, certamente esse investimento fica e, portanto, houve um salto na qualidade do serviço”, elogiou.A metodologia será encaminhada ainda para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é a entidade brasileira de normalização, para que ela estude a conveniência de criação de uma norma brasileira  sobre serviços de atendimento ao  consumidor, definindo os parâmetros adequados e até uma maneira de medir a qualidade desse atendimento.Ainda em 2007, o Inmetro pretende  iniciar a coleta de dados sobre os SACs de outros setores, cuja seleção está sendo efetuada no momento. As entidades representativas de classe serão também contactadas  com o objetivo de realizar um trabalho conjunto que leve  à resolução de problemas no atendimento aos clientes.